quarta-feira, 10 de outubro de 2007

FERRÈ

O meu principal job nesse primeiro mês de trabalho foi o lançamento de uma "nova linha" de perfumes FERRÈ, que seria FERRÉ BLUE e FERRÉ ROSE. Digo uma "nova linha" porque na verdade é o mesmo perfume de sempre que eles colocaram num frasco azul o masculino e num frasco rosa o feminino e estão relançando. Clássica estratégia pega-trouxa.

Bem, a minha tarefa era o relançamento do FERRÈ FOR MAN, mas quando eu cheguei por aqui o job já estava rolando há mais ou menos um mês, com listas e mais listas de nomes. Nomes de todos os tipos imagináveis e inimagináveis que tivessem qualquer relação com azul. Não importa nem a língua, italiano, inglês, francês... eu até cheguei a sugerir uns nomes em português, mas ninguém aceitou.

Até então, a direção de arte girava em torno de mar e gelo, mas como o cliente não queria mais essas coisas fomos em outras direções. Tentamos de tudo, pessoa azul, estátua azul, cavalo azul, efeitos azuis, tudo o que existe de azul nòs usamos e o que não é azul nós pintamos. Nada. Dessa fase, sairam os 2 leiautes que eu mais gosto e que estão inclusive no meu portfolio

Então um belo dia, depois de uns 784,57 nomes propostos e 373,89 leiautes propostos, o cliente tira um nome de sei lá onde: Acqua Azzurra, que nada mais é que Água Azul. (quanta criatividade!!) mesmo assim, pede outras opções de nomes nessa linha, o que fode tudo já que em italiano, e só em italiano, existem 2 tipos de azul: o azzurro que é azul claro e o blu que é azul marinho. Isso matou todas as propostas de nomes em inglês ou francês. E pior, "que tal usarmos alguma coisa com mar", disse ele... maldito!! Lá vamos nós pra mais uma semana de leiautes azuis... dessa vez tentamos, conchas, estrelas do mar, rochas a beira mar, corais, cavernas com mar e sei lá mais quantas coisas...

Dessa vez ele curtiu um com a caverna e uma dum carinha com uma concha na orelha, tipo ouvindo os sons do mar, mas, claro, pediu outras opções de caverna, homem com a concha e, tchan-ran, homem na caverna, claro (misturar 2 leiautes é o passatempo preferido dos clientes). E lá vamos nós!!!!! Um mês de trabalho depois e ele finalmente escolheu uma que tinha sido feita lá no meio do caminho com uma gruta azul, o reflexo da luz no mar e o frasco. Tipo a proposta mais careta de todas...

Mas como o lançamento deve ser só no ano que vêm, ainda tenho certeza que isso vai mudar muitas vezes...

2 comentários:

Anônimo disse...

Angelo, lendo este seu desabafo parece que li um texto escrito por mim, sobre meu trabalho e meus clientes. De uma maneira bem irônica encontro consolo em suas palavras!

Angelo Gabriel disse...

Tá vendo só.
Muda o ramo de atuação, a cidade e até o País, mas cliente é tudo igual... hehehe