sexta-feira, 4 de julho de 2008

Historinhas Surreais italianas 01 - O Elevador

Não sei se vocês sabem mas elevador aqui na Itália é algo bem diferente de elevador no Brasil e s diferença não está só no fato de aqui ele se chamar ascensore. Embora o nome Ascensore nos permita finalmente entender o porque do tiozinho que trabalha dentro do elevador chamar Ascensorista mesmo esse tipo de profissional não existindo por aqui, as diferenças reais são muito maiores que isso.

Os ascensores, diferentemente dos elevadores são pequenas cabines dotadas de portas duplas. A porta que fica voltada para fora funciona com maçaneta como a porta da sua casa por exemplo. Enquanto a porta que fica voltada para o lado de dentro normalmente funciona mais ou menos como uma porta de Saloon de filme de Faroeste. Além disso, os ascensores, assim como seus criadores italianos só conseguem fazer uma coisa de cada vez. Sendo assim, se ele estiver ocupado, não adianta chamar, e se ele estiver descendo e passar pelo seu andar, nem esquenta que ele não vai parar pra você. Espere ele terminar o que está fazendo e depois o chame. Essa caracteristica faz com que o insolito diálogo se repita toda vez que mais de uma pessoa entra no dito cujo:

Pessoa 1: Qual andar você vai?
Pessoa 2: Eu vou para o 5°
Pessoa 1: Vou para o terceiro, desço primeiro.

Então a Pessoa 1 aperta o 3 e o ascensore sobe até o terceiro andar, a Pessoa 1 desce, fecha todas as portas, e só então a Pessoa 2 pode apertar o botão do 5. Funciona assim e ponto.

Feita toda essa introdução, inicio aqui a minha Historinha Surreal:

Cheguei um dia do trabalho e já tinham outras duas pessoas esperando pelo ascensore. Assim que ele chegou, entramos os 3 e começamos o insolito diálogo que dessa vez foi um pouco diferente:

Pessoa 1: Eu desço no segundo andar...
Pessoa 2: Ok, o Sr desce primeiro
Eu: Vai nessa.

Pessoa 1 aperta o botão 2. Ascensore sobe até o segundo andar e a Pessoa 1 desce. Fecham-se as portas.

Pessoa 2: Pra qual andar você vai?
Eu: 7°
Pessoa 2: Ah! Então eu desço primeiro que você.
Então, em um gesto inesperado a Pessoa 2 esticou o braço e apertou o botão 3.

Nessa hora eu tive que segurar o riso enquanto um pensamento martelava minha cabeça: "Que andar eu poderia descer que fosse antes do dele???"

2 comentários:

Max Poglia disse...

hahah, sou criador da comunidade Publicitários no Exterior e acabei de ver o blog, mas vc só esqueceu de contar a dificuldade que é estar em 3 dentro do elevador com as portinhas internas abrindo p dentro... ou entao qdo vc esta cheio de sacolas do super e precisa usar o elevador.
Inteligente como eles!!!

Bruno Ferro disse...

Na Espanha é igualzinho, jovem. Conto também um "causo" que demonstra a inteligência do sistema elevadorístico europeu: estávamos eu, Patricia e mais 3 amigos indo pro ap dela em Madrid, tarde da noite e tal. Conversando, entramos no elevador, a porta fechou e aí vimos a placa que dizia "Máximo 4 pessoas". O elevador obviamente não subiu. Só que em vez do digníssimo aparelho abrir suas portas e tocar algum tipo de apito ou alarme, as portas ficaram fechadas, o elevador parado e a luz de TODO o prédio caiu, deixando os cinco presos. A Patricia teve um ataque de claustrofobia e eu e outro brother tivemos que abrir a porta do elevador na força. Um beleza! Ok que os elevadores são velhos e tal, mas trancar a galera lá dentro quando passa do peso acho que nunca foi inteligente em nenhuma época...